Portugal, o mundo e a corrupção.
Todos sabemos que,
infelizmente, ainda existe muita corrupção em Portugal e no Mundo. É como uma “praga” que nos afecta em quase todos os sectores. É inadmissível que, em pleno século XXI, haja tanta falta de escrúpulos, por parte de pessoas em que a maior parte da população deposita esperança e confiança…
Empresários, políticos, árbitros, treinadores e jogadores, alguns deles parecem não conseguir travar a ânsia de quererem sempre mais. No entanto, esquecem-se de que há pessoas a viverem com menos de 500 euros mensais, e que, embora indirectamente, eles prejudicam cada vez que praticam tráfico de influências, extorsão, suborno ou nepotismo.
Portugal, de acordo com o estudo elaborado pela “Transparency Internacional”, em 2006, está na vigésima sexta posição dos países menos corruptos a nível mundial e em décimo quarto da União Europeia. Embora tenha uma posição melhor relativamente a países como a Eslovénia (28º), Itália (45º); Grécia (54º), ficou atrás da Espanha (23º), Estados Unidos (20º), França (18º) e Alemanha (16º) que foram considerados países mais fiáveis. Portugal obteve a mesma classificação do ano anterior, o que demonstra que as medidas contra a corrupção não estão a ser tão eficazes como seria desejável.
A corrupção não é um tema novo que tenha surgido recentemente. É, também, bastante difícil de se combater, mas num mundo onde o ser Humano deve ser o mais justo, honesto e civilizado possível, cabe à Justiça descobrir a verdade e, se tal se verificar, garantir que este tipo de situações seja rápida e severamente punida, em especial nos países livres, a quais Portugal pertence, onde tal não tem acontecido.
Carolina Xavier
One Responses to "26 de Abril"